quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Espaço Zé Wilker: Avatar

Então, Zé
Fui assistir “Avatar” dia desses (em 3D porque eu sou chique). Muito se falou sobre esse filme, chegaram até a dizer que era o filme mais esperado do ano. O que eu achei, é que, de fato, o filme manda MUITO bem no visual. Se vocês tiverem oportunidade de assistir em 3D, o investimento vale a pena. O roteiro, porém, deixa a desejar.
O barato do filme é identificar as referências que pipocam a toda hora. Por exemplo: o confronto dos terráqueos com os Na’Vi (índios (*cof cof*)  é motivado pela ganância dos humanos por uma pedra (alguém falou ouro?) que existe em Pandora; como as negociações diplomáticas não dão em nada, humanos são enviados pra se camuflar entre os nativos usando os tais avatares do título e... ok, seguir a partir daqui é revelar detalhes demais. O que eu posso dizer é que também há um certo lance que remete à guerra do Iraque.
A tecnologia utilizada no filme é deslumbrante, seguindo o padrão James Cameron de qualidade; mas o roteiro, ora detalhista ora vago, pode causar altos bocejos.
Para um roteiro que passou 12 anos pra ser feito, talvez tivesse sido melhor deixar chegar à puberdade... Mas o visual vale o ingresso.

7 comentários:

  1. Concordo plenamente, Avatar não vale pelo roteiro, totalmente lugar-comum, agora, a apresentação desse roteiro, com destaque para os seguintes efeitos visuais: As pernas do Jake Sully por exemplo. E os banhos de atuação por CGI, possíveis apenas graças à duas tecnologias desenvolvidas pelo JC. Uma câmera que substitui a captura de movimentos faciais (instalada num capacete que o ator usava) e à realidade aumentada, que ele aplicou ao cinema (quando ele gravava, o que ele via no teleprompt já era o Na'Vi, não o ator). Destaque para Zoe Saldaña (vulgo Tenente Uhura) numa atuação sensacional como Neytiri. Ótima resenha e aguardo a próxima atualização ! :D

    ResponderExcluir
  2. nao sei opinar sobre o filme pq ainda nao vi \o_
    mas pelo texto parece q to lendo a folha de sao paulo xD
    ta massaa\o_

    ResponderExcluir
  3. O filme é muito bom, uma experiencia e tanta vendo em 3d, a paisagem e o movimentos dos navis sao exelentes nem parece que é CG realmente houve uma revolução na questao de captura de movimento, estava vendo universal channel nesse final de semana e estava mostrando um pouco da produção do filme e colocaram quadros lado a lado da cena do filme com a parte da captação de movimento, perfeito, o filme demorou esse tempo todo pq a tecnologia estava sendo trabalhada tiveram que criar do zero e pelo jeito conseguiram atingir as expectativas, o filme custou cerca de 500 milhoes de dolares o mais caro de hollywood(escrevi certo?)o segundo mais caro é titanic que tbm é de JC, avatar até esse final de semana ja tinha somado um faturamento de mais de 1 bilhao de dolares, esta em segundo lugar entres os filmes que mais faturaram na historia só perde adivinha pra quem, pro titanic que tbm é do safado, muito maneiro esses dados, é isso ae cabeçada quem nao viu ainda corre pra ver, =D

    ResponderExcluir
  4. Será que eu vou ser o único que não vai entrar na fila pra falar mal do roteiro?
    Tá certo que José de Alencar já contou esta história em Iracema...Tá certo que Cameron leu "Pocahontas"...(...) A gente tem que ver que estes caras criaram outro mundo!(...) Eu não investiria 500 milhões de dólares em um projeto que não tivesse um roteiro que não desse pra mim "adivinhar" se o público iria gostar ou não(...)Adoro os momentos de clímax do filme...

    ResponderExcluir
  5. Nao vi o filme e discordo de seus comentarios, machistas e preconceituosos, os indíos não são azuis como vc descreveu e tem mais,mas eu esqueci.

    ResponderExcluir
  6. Demorei para comentar,mas estou aqui,antes da entrega do OSCAR,que certamente irá coroar este filme e faze-lo entrar para a historia.Irá merecer,mas concordo em muita coisa que está escrita nesta ótima resenha.O filme deixa a desejar em varias coisas.Avatar é um filme diferente,incomum por isso chama a atenção.Quem é gosta de cinema sabe que James Cameron manda bem no que faz.Enfim,é um bom filme e mereçe todos os elogios.

    Greyce,não vi em 3D,pois não sou chique e cheguei assim que acabaram os ingressos. =/

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir