quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Espaço Zé Ninguém : Cadeia Modelo.

Dando segmento a idéia de divulgar, pessoas que não são tão conhecidas e de alguma maneira,chamam atenção por seus atos e suas idéias, eis que surge Joe Arpaio. Este sim teria meu voto confirmado na urna em qualquer eleição e para qualquer cargo.(bem melhor que eu estar vendendo meu voto por ai paro o ZÉquinha da padaria...) Este sujeito é um xerife do Condado de Maricopa no Arizona (E.U.A) por mais de 25 anos e desde o começo da década de 90 vem atraindo polêmica em torno do seu nome,tudo porquê ele inventou um novo modelo de penitenciária: A “cadeia-acampamento”, que nada mais é cerca de 8 dúzias de lonas, tal como barracas enormes de acampamento, cercadas por arame farpado e vigiado por guardas, com sistema e rotina de uma cadeia qualquer.
A ousadia do xerife não pára por ai. Ele conseguiu proibir o ato do tabagismo no local, não permite a circulação de revistas pornográficas e em 1994, cortou o café, alegando que além do baixo valor nutritivo estava protegendo os próprios detentos e os guardas que já haviam sido atacados com café quente por outros detentos, sem falar na economia aos cofres públicos de quase US$ 100,000.00/ano. Formou grupos com os detentos e os fez trabalhar em atos comunitários,como lavar e restaurar monumentos, mover ações sociais e auxiliar em atos públicos, de interesse do condado. Para não ser processado por discriminação racial, começou a montar equipes de detentas também.(Tá ai mulherada,briga tanto pro direitos iguais... ) Palavras do Xerife a uma TV americana: “Isto aqui não é hotel 5 estrelas e se vocês não gostam, comportem-se como homens e não voltem mais.” Ele faz valer esta declaração, quando soube que teria que religar a TV a cabo, que havia cortado por uma ordem judicial. Religou, porém só passa o canal do Tempo e da Disney.
Sabem, queridos Zés,o motivo do canal do tempo? É para os detentos saberem que temperaturas vão enfrentar durante o dia quando estiverem prestando serviço na comunidade, trabalhando nas estradas, construções, etc. Essa foi demais... Arpaio distribuiu uma série de vídeos religiosos aos prisioneiros, não permite quaisquer outros tipos de vídeo na prisão e adotou como cor padrão do uniforme dos detentos, a cor-de-rosa. Diz ele aos detentos: “Nossos soldados estão no Iraque onde a temperatura atinge 50°, vivem em tendas iguais a vocês, e ainda tem de usar fardamento, botinas, carregar todo o equipamento de soldado e, além de tudo, não cometeram crime algum como vocês, portanto calem a boca e parem de reclamar. Se houvessem mais prisões como essa, talvez o número de criminosos e reincidentes diminuísse consideravelmente. Criminosos têm de ser punidos pelos crimes que cometeram e não serem tratados a pão-de-ló, tendo do bom e melhor.”
Arpaio atrai muitas criticas, principalmente pelo seu estilo linha dura e de pouca conversa. Já foi alvo de muitos protestos, mas a verdade é que é reeleito em toda votação para o cargo de xerife por quase 3 décadas. Portanto Zé, vamos torcer para que esta idéia chame a atenção de mais autoridades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário