sexta-feira, 18 de junho de 2010

Espaço Zé Saramago: José Saramago


            Então, Zé
            Você não tá vendo duplicado não. O nome do post é esse mesmo.
Faleceu hoje pela manhã o escritor-nobel-padrinho-do-nosso-espaço-sobre-literatura José Saramago. Acho que todo mundo deve ter sido pegue de surpresa, mas a minha foi maior ainda porque só hoje recebi a notícia do falecimento de mais um outro Zé, literalmente falando.
O Zé dono da mercearia perto da casa do meu avô tinha 67 anos, o Saramago tinha 87. Um era amigo de todos enquanto o outro tentava abrir os olhos do mundo. Acho que ninguém que tinha contato com o Zé daqui vai ler esse post, mas fica aqui a minha singela homenagem a ele.
Voltando ao Zé mais famoso dos dois. Saramago lançou 16 romances e mais uma grande variedade de obras. Entre elas destacam-se “O Evangelho segundo Jesus Cristo” e “Ensaio sobre a cegueira”.
De todas as suas obras, até agora só li duas: “O homem duplicado” e “As intermitências da morte”. Esse último conta a história improvável de uma cidade em a morte faz greve. As conseqüências disso vão desde o aparecimento de uma máfia para matar pessoas levando os moribundos para além da fronteira até as dúvidas que aparecem nas cabeças dos moradores – conseguiria alguém sobreviver se partisse o corpo ao meio? - que, por incrível que pareça, se cansam da greve.
O estilo de escrita do autor, com o mínimo de pontuação possível e sem nomear os personagens (“O Homem Duplicado” é a única exceção a essa regra que eu conheço), tornou sua obra quase impossível de ser traduzida para outras mídias. Porém, em 2008, Fernando Meirelles topou o desafio e transformou a obra em filme. O resultado foi um fracasso nas bilheterias, mas emocionou Saramago que, dizem, chorou ao fim da exibição exclusiva do filme para ele.
Enfim, Zé. Fica aqui a nossa singela homenagem ao eterno padrinho do espaço literário do Eu Zé, Tu Zé. Descanse em paz, Saramago; você já está eternizado.

2 comentários:

  1. Lindo texto.Nunca li nada dele,por vezes tentei,em vão,receber emprestado de uma amiga o ´´Ensaio´´.
    Nós resta lamentar e no mais,buscar seus registros e apreciar a sua obra.

    ResponderExcluir
  2. Post inspirado ein? Gostei, não posso falar muito já que não conheço praticamente nada sobre o assunto, mas gostei muito. ^^

    ResponderExcluir